4 DICAS PARA VOCÊ SE DESTACAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

A entrevista de emprego

 É a primeira conquista para quem está procurando uma vaga no mercado de trabalho. Nesse momento, o candidato pode ter uma mistura de sentimentos e sensações, como insegurança, medo e ansiedade. Afinal, são poucos minutos para demonstrar o seu valor para o recrutador e conquistar a oportunidade. Além de destacar suas qualidades pessoais e profissionais, é preciso conectar suas ideias com a demanda da empresa, e ilustrar pontos que conversem com a vaga que está sendo concorrida.

O que é mercado de trabalho?

O conhecimento sobre o que é o mercado de trabalho e quais são seus desdobramentos é o primeiro passo para analisar qual direção seguir, além de avaliar quais serão as possíveis profissões oferecidas futuramente.

Mercado de Trabalho é um conceito que relaciona vagas de emprego e pessoas que buscam por essas oportunidades. Estão incluídos tanto cargos abertos em companhias públicas quanto privadas, de todos os portes e áreas de atuação estabelecidas. De forma geral, o mercado de trabalho é a interação entre mão de obra e empregadores.

Dicas

  1. Seja pontual

Esse é o ponto mais importante. Apesar de ser uma exigência tão simples, é importante reforçar isso e ser uma pessoa pontual, ou até mesmo chegar com alguns minutos de antecedência, isso te torna uma pessoa ainda mais interessada na vaga concorrida.

2. Faça um bom currículo

Para se destacar nas seleções de emprego, o primeiro passo é preparar um bom currículo. As entrevistas geralmente são pautadas nas informações apresentadas nesse documento, por isso, construa-o de uma forma que valorize suas habilidades profissionais e pessoais. Além disso, seja objetivo, escreva com clareza e com uma linguagem simples, para que não haja dúvidas por parte do entrevistador. Se a sua profissão permitir, você pode elaborar um currículo mais criativo, que pode funcionar como um diferencial.

3. Seja você mesmo

A melhor estratégia para combater o nervosismo na entrevista de emprego é ser você mesmo, e tudo ficará mais fácil. Não elabore mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar o recrutador. Em alguns casos, o perfil comportamental pesa mais do que competências técnicas ou capacidade intelectual. Por isso, se você não for escolhido para uma determinada vaga, não significa que é um profissional ruim, mas havia alguém que se encaixava ao perfil solicitado para o cargo concorrido.

4. Pesquise sobre a empresa

É fundamental estudar a empresa que você quer trabalhar antes da entrevista. Para isso, utilize a internet para pesquisar e descobrir tudo sobre ela, como a história, cultura e os valores, o que produz e a sua abrangência de atuação. Além disso, pense em como você pode contribuir com o desenvolvimento da organização.

Seja o profissional que o mercado procura.

Estude em uma das maiores redes de ENSINO TÉCNICO e PROFISSIONALIZANTE do BRASIL com desconto de 50% na matrícula.